Seleção de 100 fotografias e fotógrafos que compõe a exposição 100 X France, um registro da história fotográfica na França.

"100 X France"

A França orgulha-se de ser o país berço da fotografia. A reprodução da foto, que eterniza telhados franceses do século XIX, pode ser apreciada pelo público no Espaço Cultural Unifor.
Ela faz parte de uma seleção de 100 fotografias e fotógrafos que compõe a exposição 100 X France, um registro da história fotográfica na França. Organizada em comemoração do ano da França no Brasil, a coletânea estreia em nível nacional em Fortaleza e deve percorrer outras cidades do Nordeste e do Norte, como Manaus e Belém. 100 X France viajou durante todo o ano de 2008 pelos países asiáticos. “A exposição mostra a originalidade da fotografia, um legado que a França deixou para o mundo”, aponta Alain Didier, diretor da Aliança Francesa e um dos responsáveis por trazer as fotografias à cidade. Com curadoria Sophie Schmit, 100 X France é uma reunião de imagens reproduzidas a partir dos originais dispostos nos principais museus e laboratórios de pesquisa do país europeu. A proposta é justamente percorrer toda a história da fotografia, desde aquela que deu origem até às atuais. Assim, é possível perceber todo o processo de mudanças e aperfeiçoamentos na imagem. Se a primeira foto vem de 1826, a imagem mais recente da mostra data de 2002.
Nela, é possível visualizar grandes acontecimentos na França. Ao mesmo tempo, várias fotografias trazem as minúcias do cotidiano, reunião de famílias, passeios em parques, pequenas festividades. Pessoas e fotógrafos anônimos em algumas delas. Todas elas, no entanto, levam uma legenda bilíngue, em português e em francês, com sua descrição. Uma das fotos mais famosas que integram a mostra é Domingo nas margens do Marne, tirada em 1938, é uma das fotos mais importantes de Henri Cartier-Bresson.
“Cada uma tem seu charme e encanto”, finaliza Didier.


SERVIÇO:
100 X France - Exposição comemorativa do ano da França no Brasil
com visitação aberta ao público no Espaço Cultural da Unifor
(Av. Washington Soares, 1321 - bairro Édson Queiroz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário