PoA _ ponto de ‘partida’ para o Rio Grande do Sul !?

Depois de algumas quatro horas, vinda do interior do estado me percebo, sentada em um café de um grande centro de compras da capital, a observar o quanto variada e ‘potencial’ é a circulação de ‘não gaúchos’ sedentos por uma boa dose de “gauchação” (entenda-se com ações/atividades gaúchas)
Talvez estes chegados de algum outro lugar não ‘riograndense’ só tenham em mente curtir um pouco de tudo que para o próprio gaúcho é tão comum, talvez, repito, eles queiram em suas vidas um tanto de toda a abundância sulina e uma interação com esta riqueza extremo sul americana (quase mundial). ‘Transeuntes’ em busca do que para os gaúchos é o “de sempre”: verdes campos, privilégio geográfico, águas de todos os tipos e sabores (doce, salgadas e híbridas em mágicos pontos de encontro das duas outras), rusticidade, história ímpar e forte, gastronomia peculiar, artes próprias e...
Porém, me ocorre algo não muito animador [apesar de tanta alegria que sempre me dá em falar da riqueza de meu chão] talvez ele (o gringo) esteja aqui só de passagem, a caminho de algum outro local que já se tenha como produto. Talvez em trânsito para algum lugar mais crente em suas riquezas e mais dedicado e apercebido de seu potencial. C’ est domage! E, assim me vou, quase que aflita para mais uma reunião empresarial no sentido de sensibilizar para o desenvolvimento a partir do turismo no RS.
Bye!!

Turismo ... importante fenômeno para o comportamento humano ... no RS?

A sensação de partir para algum lugar diferente ou curioso, mais quente ou mais frio, bonito, tranqüilo ou badalado, não importa, é no mínimo, estimulante para o ser humano!
As interessantes afirmações a seguir sugerem o começo de uma reflexão sobre a possibilidade de aceitarmos o turismo como uma importante atividade para a constituição do “saber” do ser humano.
...
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não só por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver..." (Mar sem fim, Amyr Klink)
...
“O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico em face às interações e realimentações propiciadas pelo meio onde está inserido.” (Wikipédia)
...
Sendo assim é natural pensarmos o turismo como um fenômeno q supre necessidades inerentes ao ser humano, considerá-lo como instrumento eficiente em termos de favorecer a descoberta de origens mesclada de relação entre hábitos e história, de provocar a absorção do conhecimento e a superação do desconhecido; de saciar a sede do diferente e o desejo pela aventura; de acalmar a “angústia por mais”, a necessidade de ir e a ansiedade tão comum no cotidiano.
Então, aqui fica a proposta para que o gaúcho se proponha a pensar as seguintes questões:
- O turismo pode ser a ponte entre o individuo e a interação com seu mundo?
- O RS com seu inigualável aparato arquitetônico, histórico, cultural, geográfico, náutico e natural pode proporcionar a realização deste “público exigente” e a satisfação de uma enorme necessidade de interação e resgate?
O Brasil RS, já tem estas respostas e a determinada ação em função deste imenso potencial e convidamos o Rio Grande do Sul (e o mundo) a acreditar conosco no desenvolvimento deste rico e nobre estado!
Um abraço cheio de crença!!

Onde há (está) o turismo no RS?


Questão nada complexa de responder se levadas em consideração as potencialidades do estado com os diferentes atrativos que se harmonizam de forma a compor esta magnífica oferta turística ‘em descoberta’!

Esta reflexão, de maneira mais imediata, certamente, começa ao pensarmos no litoral privilegiado, nos eventos de porte invejável, na região da serra e nas várias opções de região de fronteira, nos mais diferentes atrativos gastronômicos, no frio que mais encanta o restante do país, na fartura de ‘origens’e tradições, na diversidade sócio cultural...
Mas a resposta mais oportuna é aquela que considera as diversas possibilidades a partir da crença no potencial turístico empreendedor do RS. Com isso afirmo que o desenvolvimento está nas mãos de quem venha a acreditar que o estado pode e vai crescer neste setor.
Considerar o fato de que o turismo é a maior atividade econômica mundial, responsável por uma das maiores fatias da criação de riqueza e de emprego (além do efeito qualificação de vida e hábitos, e, agregação cultural) ... aceitar que atividade turística se consolida como indutora de um desenvolvimento social e sustentável do ponto de vista econômico e ambiental. São propostas urgentes!

Com perdão à pretensão desta afirmação, mas, a verdade é uma só! Belezas naturais, valores culturais, artísticos e tradicionais o Rio Grande do Sul tem comprovadamente de sobra.
E onde está a aceitação disto tudo como fonte de recurso a espera de qualificação e desenvolvimento? Aí reside a questão fundamental. E... ela não pode calar... Precisa ser proclamada e veiculada no sentido de despertar o gaúcho para estas ‘possibilidades’.
Faça-se assim acontecer o turismo no Rio Grande do Sul!

De turista ao fascínio das idéias como empresária do turismo

Como toda esta ‘função’ de potencialidades turísticas entrou em minha vida e fez do turismo ( e sua divulgação) minha vida toda???
Me pergunto e me respondo isso diariamente!! Me fortaleço e me motivo refletindo sobre este começo ... principalmente quando na rotina percebo que ainda está distante a plena ( e simples) aceitação deste segmento como a ‘saída’ ( bem mais no sentido de entrada) para o desenvolvimento de praticamente todas as localidades com história, costumes ou natureza.
Na verdade tudo se deu naturalmente, não deixei em nenhum momento de ser a turista deslumbrada com as belezas e a diversidade mundo afora, mas, quanto mais viajo mais acredito no turismo como potente ferramenta para o desenvolvimento, e isso, me fez e, faz sempre, escolher esta área como foco de investimento de meu potencial pessoal e profissional.
Viajar é bom de qualquer forma ... seja passeando, como forma de lazer ... seja trabalhando, como forma de divulgar este produto de lazer.

No começo eu apenas viajava, apreciava tudo que via, gravava em minha câmera amadora (na época do VHS) e fotografava analógicamente para registrar cada momento de aprendizado e desfrute por este mundão rico de Deus.
Porém ... inquietante que sou ... na volta de cada viagem uma questão se colocava: como dividir tantas maravilhas com quem não tinha estado lá?
Era impossível guardar só para mim, ou, apenas para os que diretamente me cercavam, tanta informação. E ainda, as tantas idéias que gritavam para sair ... e me fazer sugerir prosperidade em lugares que tinham muito mais do que eu tinha vivido, mas sem ainda valorizar isso (muitos lugares já vivem desta percepção do próprio potencial e da expansão deste, e, não importando o seu tamanho original fazendo-o valioso ... mas muitos e muitos outros , não).
Bem ... foi aí ... a questão é que eu queria ( e ainda quero com toda a crença) ver esta indústria fazendo a diferença! E ... assim ... Insisti em perceber potencialidade turística por tudo, e, me interar da possibilidade de fazer o turismo acontecer a qualquer preço ( inclusive mudar de profissão caso necessário ... E foi o que aconteceu! De professora ao dedicado ofício de produzir, produzir, e produzir a partir do turismo. Ai, cá estou ... Eu, cada vez mais confiante e apreciadora do mundo pelos ‘ângulos’ do turismo. E com a enorme pretensão de que muitos se sensibilizem e acreditem mais numa cultura de desenvolvimento a partir do turismo ... fácil se o aceitarmos como a grande indústria (das maiores) de divulgação e aproximação do mundo!

Rio grande do Sul ... Turismo e desenvolvimento?

Muito há o que ser dito em termos de desenvolvimento no Rio Grande do Sul a partir do setor turístico.
O Estado gaúcho, um dos mais belos do país, é dividido tradicionalmente em nove zonas turísticas: Região Sul; Pampa Gaúcho; Região Central; Região Metropolitana; Região dos Vales; Região das Missões; Região dos Hidrominerais; Serra Gaúcha e Litoral Norte.

Considerando essa pluralidade singular, o projeto “Brasil RS – Turismo e desenvolvimento” propõe a exploração da diversidade de roteiros, a contemplação das inúmeras possibilidades e dos mais diferentes interesses e a difusão da idéia de que o Estado tem potencialidades para o turismo e para que este setor faça parte da rotina de cada cidadão, estando presente em sua vida e contribuindo com sua sobrevivência.

O Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos brasileiros, especialmente pela composição entre a preservação cultural de suas tradições, a exuberância de sua natureza e seu clima, diferenciado em relação ao restante do país.
A partir da proposta de desenvolver produtos com caráter turístico-cultural que levem ao conhecimento de todos, inclusive do próprio gaúcho, informações sobre cultura, história, belezas naturais, empreendimentos e as potencialidades turísticas do Estado, o Brasil RS contribui com iniciativas focadas na sustentabilidade do turismo gaúcho, apoiando ações de integração cultural, estruturação e criação de novos roteiros, acreditando que o Estado (e o gaúcho) precisa investir em infra-estrutura de qualidade e vislumbrar a expressividade que possui.
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento através da divulgação do potencial turístico e empreendedor de cada cidade ou região,é possível explorar diferentes ferramentas de comunicação – televisão, publicações, produção áudio-visual, virtual – entre outras ações de promoção, divulgação, formação de produtos, qualificação de mão-de-obra e integração de roteiros.

O Rio Grande do Sul, em função dos investimentos já realizados e do significativo potencial das diversas regiões, conquistou o status de produto turístico e isso sinaliza para a importância de apresentar as possibilidades de abertura de novos caminhos, incitar o aprimoramento da infra-estrutura e dos serviços turísticos, faz com que se proponha a inovação, a imaginação e a renovação de idéias, assim como novos horizontes e perspectivas.

Considerando que o fomento sustentável do turismo, com ações contínuas e concretas, contribui para o desenvolvimento local e regional das áreas exploradas e que a partir disso crescem os investimentos e a localidade torna-se cada vez mais rica e atrativa, o Brasil RS faz deste ciclo, que age permanente e economicamente em prol da comunidade, seu espaço de ação e investe na possibilidade de contribuir com o despertar da sociedade para o turismo como meio de promoção de desenvolvimento cultural, econômico e social, assim como na participação da produtora em eventos, palestras, programas de rádio e demais meios de comunicação, que proporcionam o debate e a troca de informações sobre o setor turístico, a diversidade das paisagens gaúchas e as diferentes tradições culturais, a perfeita combinação entre o campo e a cidade, a sofisticação com a simplicidade, o encontro do passado com o futuro, do rústico com o moderno que compõem o belíssimo cenário, este “outro” Brasil.

Então, a resposta quanto ao potencial e ao desenvolvimento do Rio Grande do sul em termos de turismo é altamente positiva e temática para diversas reflexões e ações ! O gaúcho e o restante do mundo estão “convidados” a pensar conosco estas infinitas possibilidades, e carimbar este passaporte para todos os recantos do RS !

Eu e o mundo, uma relação de intimidade!


“ Me pergunto, quem sou?
Não sei exatamente, mas um dia vou descobrir-me inteira, acredito q ao olhar p trás, no fim da jornada.
Sou um ser em construção acelerada e desenfreada.
Algumas coisas já percebi: sou teimosa, sentimental, em alguns momentos até alquimista. Fascinada pela ‘química’ da vida, deslumbrada pela plenitude entre os seres. Acredito no poder e na força do sentimento q antecedem a palavra proferida e o ato concretizado. Faço, aposto e invisto mas sei q o efeito dos meus atos é quase sempre imprevisível. Faço parte do 'time' dos sonhadores.Minha alma é do avesso, por vezes me invento, num dia me entendo e no outro me desconheço.
Sou invencível na verdade de minhas idéias, e na intensidade de minhas lágrimas.
Sou indestrutível na força de meu sorriso.Já morri e renasci incontáveis vezes nesta vida.Sempre volto mais forte e mais determinada! Vivo a intensidade de tudo em q acredito (somente do q acredito e enquanto eu acredito. Não sobrevivo ao superficial, me alimento das profundezas do existir. Muito distante de ser perfeita é nas minha imperfeições q busco a origem de minhas maiores virtudes.”
(fragmetos : In rabiscos de Simone Bilhalva; Introdução)


O q isso tudo tem de relação com o turismo???
Não sei exatamente onde vc pode chegar.
Mas preciso afirmar q foi andando por aí q descobri tudo isso! O mundo me mostrou quem sou! ! Muitas vezes viajando que encontro comigo. Andando, voando e correndo pelo mundo encontrei muitas das respostas para as questões q surgiram e que surgirão em minha vida.
Daí sugiro ... Talvez deslocar-se, buscar novas paisagens, gente nova, pessoas q pensam diferente, ares de outras culturas, mescla de vivências, pensamentos e hábitos.